EMc³

EMc³ - Edson Marques Consultoria em Terceirização.
Grande experiência em Cooperativas de Trabalho e Empreiteiras de Construção Civil.
Atualmente também prestando Consultoria a Empresas Terceirizadoras de Serviços em Condomínios Residenciais.

Com minha Consultoria, a EMc³ ajuda as empresas em seus processos de crescimento. Eu gosto de fazer isso. Tenho meus métodos. Por exemplo, a GS (não estou ainda autorizado a citar o nome oficial dessa empresa aqui). Ela passou quatro anos com um cliente só. Com minha participação, em 2010, passou para três clientes. Em seguida, retirei-me e só voltei dois anos depois. Ela continuava com aqueles mesmos três clientes. Então, no final de 2012, a EMc³ ajudou enfaticamente na criação e veiculação de uma campanha regional de marketing. Cheguei a entregar (pessoalmente) panfletos em mais de duzentas visitas a condomínios residenciais na Zona Sul de São Paulo. E a GS passou de três para dez clientes! A EMc³ fez a prospecção de mercado e a captação dos clientes. Sendo que, com apenas duas exceções, eu participei efetivamente de todas as operações de venda dos contratos de prestação de serviços. Participei, inclusive, de todas as reuniões realizadas com os respectivos síndicos dos condomínios (*). Porém, por razões pessoais (e também porque precisava fazer crescer a CALÇADAS DO BRASIL), retirei-me desse processo de consultoria em maio de 2013. Entretanto, e visando apenas aferir e confirmar competências anunciadas, DECLARO que, em maio de 2015, passados dois anos sem minha consultoria, a empresa GS continuava com os mesmos dez clientes.

O que prova, indiscutivelmente, a qualidade dos serviços da EMc³.



INFORMAÇÃO: Em dezembro de 2015, ou seja, 30 meses após a minha saída, a GS continuava com os mesmos dez clientes. E em vias de cair para nove... Por falta de gestão, de legalização, de criatividade. Enfim, por falta de inteligência!

Agora vou aferir a cada seis meses. Voltarei a informar a situação dela em junho de 2016.



(*) - Logo mais, após autorização da Diretoria da GS, publicarei aqui o gráfico desse processo, bem como a relação nominal dos sete condomínios residenciais a que me referi acima. Esse formato de consultoria intelectual tem história: de agosto de 1999 até dezembro de 2000 fui Diretor de Estratégias da Cooperativa Reunidas, que, nesse período, teve também um notável crescimento: passou de pouco mais de 800 trabalhadores ativos para quase 3.000! Logo mais publicarei aqui o gráfico desse crescimento de aproximadamente 400% (quatrocentos por cento) em 17 meses. E o então Diretor-Presidente do Grupo Reunidas (hoje também diretor da GS - fone 11.2892.xxxx) pode facilmente comprovar o que acabo de dizer.


Em 11 de fevereiro de 2000 já tínhamos 1.419 trabalhadores ativos.


Em 08 de junho de 2000, passamos para 2.649 trabalhadores ativos. Em dezembro, chegamos a quase 3.000!

Seis meses depois que me retirei das operações, a empresa já tinha sido reduzida à metade do seu tamanho. Perdeu cerca de 1.500 postos de trabalho em apenas seis meses...

Os números falam por si.



As imagens acima estão no volume 2 do Histórico do Grupo Reunidas, que é uma encadernação de originais, com 720 páginas, e que pode ser consultado livremente por todos os interessados no assunto. Dê um click na imagem ao lado para ver detalhes da capa. O volume 1 tem 484 páginas; está emprestado ao diretor do Grupo, mas logo mais retomarei.










Justificativa do nome EMc³: Enquanto Einstein, com sua velocidade da luz ao quadrado esclarecia o objeto, nós, com nossa Luz ao cubo, iluminamos o sujeito... rs!

EMc³ = Edson Marques Consultoria em Terceirização.



No caso de Cooperativas de Trabalho, estamos aptos a reelaborar o Estatuto para adequá-lo à Lei Nº 12.690, de 19 de julho de 2012, a Nova Lei das Cooperativas. Também preparamos Planos específicos de reestruturação completa da Empresa, desde o formato de filiação dos cooperados, convocação de Assembleias, documentação geral e sistema de arquivos, até o refinamento de contratos e a política de Vendas. Inclusive, repaginação gráfica e propostas revolucionárias no estilo de marketing.



Estou finalizando a criação de dois Sistemas específicos para empresas terceirizadoras de serviços de portaria, manutenção e limpeza para condomínios residenciais. Um, para Empresas que operam no tradicional regime CLT — e outro, especialmente concebido para as modernas Cooperativas de Trabalho.

Serão publicados em 15 de Julho de 2016.

Também estou escrevendo um livro sobre Cooperativas de Trabalho, com fudamento na Lei 12.690/2012, e com base na sólida experiência que tenho nessa área desde 1999. Além disso, nos últimos dois anos realizei mais de 400 visitas em condomínios residenciais em São Paulo — documentadamente. Todos esses fatores serão considerados na produção desse livro, cujo título, em princípio, será:

Cooperativas de Trabalho
Como aplicar com sucesso esse moderno Sistema na Terceirização de Serviços em Condomínios Residenciais.
Grande Redução de custos, sem perda de qualidade e com mais respeito aos profissionais.
Portaria – Limpeza – Manutenção – Zeladoria – Controle de Acesso – Manobristas.

Enquanto Consultoria a EMc³ está totalmente ligada ao projeto Apoio Operacional.










Veja agora a biografia de Einstein. Ou, pelo menos do minuto 0:04:00 ao minuto 0:07:00















.